Contribua com os seus comentários, eu agradeço...

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O líder

A primeira pergunta que normalmente faz sobre a motivação das pessoas é: "qual é a maneira de estimular uma equipa desmotivada?". Primeiro, precisamos entender a causa da desmotivação da equipa para ser capaz de agir de forma eficaz. Em segundo lugar, existem vários factores que levam a esse Estado. Em terceiro lugar, além de entender a causa da desmotivação, nós precisamos entender o comportamento dos funcionários para perceber se é desmotivação ou falta de outras competências. Como exemplo, temos uma falta de iniciativa ou de prontidão. Em quarto lugar, vemos que o líder de sucesso deve observar os dois lados da moeda: resultado e motivação.

Assim, o líder completo é aquele que consegue resultados não esquecendo a motivação.

Os manuais explicam que ser um bom líder é aquele que sabe como se comportar adequadamente, de acordo com as mais diversas situações. Ou seja, que podem realizar cada um e pode adaptar o método de liderança às circunstâncias, como também é aquele que é flexível, agindo de acordo com o estilo do liderado e da sua equipa. Ou que deve ser sincero e transparente, pró-activo, curioso, audaz, auto motivado, motivador, a assumir riscos; apresentar uma atitude positiva diante da vida, autoconhecimento, visão para o futuro e, acima de tudo, ter um equilíbrio emocional.

Nunca deve usar, no seu discurso, a palavra "funcionário", mas sim “colaborador”; não deverá falar, “eu", mas "nós" e, no final do seu discurso, agradecer a todos dizendo que fazem parte de um grande da família.

Cada vez mais a liderança está envolvida em grandes desafios, particularmente consideramos dois: 1- Gerar e gerir o equilíbrio entre produtividade e motivação; 2- estabelecer uma verdadeira parceria na busca da melhoria contínua e desenvolvimento. Em ambos, a importância da criatividade e da inovação.

Não espere da equipa aquilo que você não é; Numa organização nada ocorre de baixo para cima. O líder, ou dá o exemplo, ou nada ou pouco acontece, mas não se pode exigir que o pessoal trabalhe em equipa se líder da equipa não trabalha. Não se espera que as pessoas sejam criativas, se o líder bloqueia ou inibe as novas ideias. É pelas pequenas atitudes e comportamentos que emitimos, que passamos a visão e os nossos valores da realidade.

Não devemos representar personagens em filmes de ficção, a liderança deve ser por sua própria conduta. A experiência sugere também que a maioria das atitudes positivas ou negativas só são tomadas quando os homens estão no grupo, pois, sozinhos estes não se manifestam. Desta forma, o sucesso de uma organização é substancialmente influenciado pelo desempenho de diversos grupos que interagem entre si e toda a hierarquia da organização, tanto vertical como horizontalmente.

As pessoas que efectivamente se envolvam, "vestem a camisola” da organização, quando se emocionam pelo que fazem, percebem a possibilidade de criar, inovar, fazer diferente. Eu gostaria de realçar mais: Os líderes que são responsáveis pelos resultados duma organização, deverão lembrar-se que em todo o processo, há pessoas e pessoas que lidam com pessoas!

Sem comentários: