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domingo, 6 de junho de 2010

Marketing das Cidades

O Marketing das Cidades é uma área de aplicação do Marketing, com crescente importância para o desenvolvimento e crescimento de cidades, regiões, países, no limite de qualquer lugar. É o processo de gestão que é desenvolvido nas cidades para atender à satisfação das necessidades e desejos de indivíduos e organizações.

A competição entre países, regiões ou cidades, leva à necessidade da sua promoção, de forma a captarem para si os recursos que permitam uma melhor qualidade de vida dos seus cidadãos.

O Marketing das Cidades surge com o desenvolvimento das próprias cidades e com a evolução da sociedade.

Embora a promoção das cidades venha a ser praticada desde o séc. IXX, a aplicação das técnicas de marketing à gestão de cidades é bastante recente, tendo surgido apenas nas últimas décadas, como consequência da necessidade de competir por investimentos, turistas ou mesmo residentes.

As cidades, hoje em dia, são classificadas e avaliadas em todas as dimensões possíveis. Questões como, onde iniciar um negocio, onde planear uma reforma, onde criar uma família, onde passar umas férias, onde realizar uma convenção ou onde fazer uma refeição, tudo é levado em consideração desde a qualidade de vida até ao charme, a cultura, o desporto e o ambiente.

A procura de um local onde se possa viver, investir e visitar é uma busca constante do novo visitante, um esforço para se afastar do triste e deprimente.
Da mesma forma que as empresas, também as cidades podem reverter o seu declínio e viver um renascimento e uma revitalização mediante um plano estratégico de marketing.
O desafio do Marketing das Cidades é fortalecer a capacidade das comunidades e regiões de se adaptarem às mudanças do mercado, apreender oportunidades e assegurar a vitalidade.

O Marketing das Cidades deve ser composto por quatro actividades, elaboração de um plano adequado das atracções e dos serviços da comunidade, incentivar a compra e utilização dos bens e serviços existentes na cidade, por parte dos actuais e potenciais utentes, visitantes e investidores, fornecer produtos e serviços locais de uma maneira eficiente e acessível e promover os valores e a imagem da cidade de tal maneira que os potenciais utentes interiorizem as vantagens diferenciadas. O marketing das cidades deve estar direccionado para residentes, Turistas, Trabalhadores, Visitantes, Empresas, Investidores.

Num plano de marketing de uma cidade existem factores, «tudo o que pode ser oferecido a um mercado com o fim de satisfazer uma necessidade ou um desejo», que são as infra-estruturas da cidade, as atracções da cidade, a imagem de qualidade de vida da cidade e as Pessoas.

Mas tudo isto tem que ser planeado para traçar o rumo da cidade no futuro, e do grupo de planeamento devem fazer parte os cidadãos, o sector público e privado.
Sendo que o grupo de planeamento deve ter como tarefas, diagnosticar e definir o estado da comunidade, os maiores problemas e as suas causas, desenvolver uma solução a longo prazo para os problemas da comunidade, baseando-se nos valores, recursos e oportunidades da comunidade e desenvolver um plano de acção a longo prazo com varias etapas intermédias de investimento e transformação, sendo que o plano a longo prazo consiste em melhorar os quatro principais factores de Marketing, ou seja:

- Assegurar que os serviços básicos estão sendo prestados e as infra-estruturas se encontram em bom estado de manutenção, satisfazendo cidadãos, empresários e visitantes;

- Ter em atenção que a cidade poderá necessitar de novas atracções para melhorar a qualidade de vida de forma a sustentar o negócio corrente e os serviços públicos e para atrair novos investimentos, negócios ou pessoas;

- Que a comunidade necessita de comunicar os melhoramentos e o nível de qualidade de vida através de uma imagem vigorosa e um bom programa de comunicação;

- E finalmente, a cidade terá de conseguir o apoio dos seus cidadãos, lideres e instituições para tornar a cidade hospitaleira e entusiástica de forma a atrair novas empresas, investimentos e visitantes.

Em análise final os quatros factores de Marketing, são os responsáveis pelo sucesso de atrair e satisfazer os potenciais mercados: Residentes, Turistas, Trabalhadores, Visitantes, Empresas e Investidores.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelo teu blog, continua a ser como és e coragem...

Amigo de longa data