Contribua com os seus comentários, eu agradeço...

sábado, 4 de setembro de 2010

Somos todos uns ignorantes…

Perante a possibilidade de adquirir novos conhecimentos, a humildade é a atitude mais estimulante e construtiva que existe. O conhecimento acumulado por todos os homens é tão extenso, profundo e potente que se cada um pudesse pesar numa balança o que sabe e o comparasse com o que desconhece, chegaria sem dúvida à conclusão de que somos uns pobres ignorantes.
A humildade é o fenómeno que faz crescer o conhecimento. Em qualquer assunto, os “sabichões” que recusam qualquer conflito alheio e desprezam o que não resulta dos seus próprios critérios, a única coisa que conseguem é blindar o seu cérebro do ar fresco do exterior: entraram num processo de oxidação e enferrujamento dos seus neurónios.
Não há dúvida de que a maior transformação a que estamos a assistir e que configura silenciosamente um Mundo radicalmente novo é a democratização do conhecimento, um bem supremo que historicamente esteve sempre limitado a certas elites. Nunca na história da humanidade tantas pessoas se formaram em universidades e escolas. A enciclopédia foi substituída por umas pequeninas teclas, que podemos transportar na algibeira, com acesso ao Google, ou ao Yahoo.
O nível de conhecimento médio nos vários ramos do saber não pára de aumentar. Numa expectativa de eleição do saber, sobremos de excesso de informação.
Vivemos na época mais fascinante da extensão do saber. Para que os que querem participar activamente no caminho do desenvolvimento, nunca antes houve tanta estrada a percorrer.
É por isto que é tão decisivo estarmos atentos e absorventes. Inteligente é aquele de que cada vez que aprende alguma coisa reforça a consciência da sua ignorância.

Sem comentários: