Contribua com os seus comentários, eu agradeço...

sábado, 18 de setembro de 2010

Qualidade de vida

Ainda que eu pudesse gritar e dizer tudo o que sinto às vezes, as pessoas não fariam ideia do que estaria falando... Porque às vezes nem eu entendo, também não conseguiria nomear certos sentimentos, e a solução que encontro para aliviar certos sentimentos, é a escrever…Esta reflexão é sobre qualidade de vida. Qualidade de vida é uma responsabilidade individual. Compreender isso é essencial!
Claro que o conjunto das escolhas das outras pessoas interfere na sua qualidade de vida, assim como suas escolhas interferem na qualidade de vida delas - interferem, não determinam!
O que determina a sua qualidade de vida são suas prioridades. As suas prioridades, não as dos outros!
Nenhuma organização é responsável pela qualidade de vida de seus funcionários. Ela deveria ser responsável por oferecer as melhores condições para que cada funcionário tenha a melhor qualidade de vida possível no trabalho. Qualidade de vida no trabalho não equivale, e nem poderia, à qualidade de vida como um todo, mas considerando que passamos uma grande parte do dia em actividades profissionais, descuidar deste aspecto da qualidade de vida é grave!
Ainda mais importante que as escolhas que a organização faz e que impactam sobre sua qualidade de vida, são as escolhas que você faz sobre como vai reagir às particularidades do quotidiano no trabalho.
Você não tem como controlar o que a vida vai colocar a sua frente a cada dia, mas tem como controlar (aprender e transformar) suas reacções diante dos factos. Quando Sartre escreveu "o inferno são os outros" ele estava ironizando a característica humana de culpar e transferir responsabilidade, egoisticamente, para os outros sobre aspectos que cabem de maneira intransferível a cada indivíduo.
Se emprestarmos o princípio da Melhoria Contínua da Qualidade Total "todo trabalho pode e deve ser melhorado" para a nossa vida como um todo, estaremos tomando uma decisão muito sábia.
Qualidade de vida é um conceito e um estado dinâmico, não estático!
Qualidade de vida significa harmonia e bem-estar nos aspectos mentais, físicos e espirituais que envolvem nossa vida em todas as esferas: afectiva, profissional, relacional, etc.
Cada área de nossas vidas precisa possuir metas e prioridades bem definidas. O que mais afecta a qualidade de vida das pessoas é a perda de energia que se reflecte em perda de entusiasmo, motivação, prazer, produtividade.
Sempre que você notar que o nível de sua qualidade de vida caiu, pergunte-se: Quais estão sendo as minhas reais prioridades?
Eu digo prioridades reais, não as que você diz possuir, mas aquelas que você vive de facto.
Se você diz que saúde é uma prioridade, observe o que de concreto você está fazendo por ela. Seus hábitos são saudáveis? Mais saudáveis que no trimestre passado?

Se sua prioridade é ampliar seu conhecimento em determinada área, quanto do seu tempo você vem dedicando a isso? Com que frequência, determinação e produtividade?

Em geral as pessoas declaram como prioridades coisas que não tratam desta maneira e continuam sempre queixosas sobre a sua baixa qualidade de vida.

Qualidade de vida é um conjunto de escolhas pertinentes a cada indivíduo e contempla as particularidades de cada indivíduo. Cada um de nós possui limites de esforço diferentes, energia disponível diferente, capacidade de adaptação diferente, crenças e valores diferentes. Sua qualidade de vida depende essencialmente de quem você é de facto. Por isso, pessoas que não se dedicaram a se conhecer melhor apresentam sempre pior qualidade de vida. Se você não sabe definir bem a si mesmo, não definirá bem suas prioridades!
Nada nos faz perder mais energia que a indecisão e o desconhecimento de nossas prioridades.
Eu chamo isso “a neurose da indecisão e da falta de prioridade!”
Mude suas prioridades e você mudará sua vida como um todo!
Somos todos responsáveis pelas prioridades que fazemos, e acredite, obter sucesso é plenamente compatível com uma vida saudável e feliz, basta aprender a estar em um lugar de cada vez e viver intensamente esta oportunidade!

(compilação de textos internet)

Sem comentários: