Contribua com os seus comentários, eu agradeço...

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O TRIUNFADOR

O triunfador é aquele que consegue um grande reconhecimento social porque fez algo admirável que é impossível de igualar para a maior parte das pessoas.

Na nossa infância / adolescência todos fomos triunfadores em potência. Emitíamos sinais que evidenciavam um forte interesse ou uma habilidade concreta, possivelmente por traços genéticos que ainda hoje a ciência não consegue explicar.

O que terá acontecido, em muitos casos, para não nos termos transformado em grandes triunfadores? Aconteceu o que continua a acontecer: a cultura e tradição dos adultos, pais e docentes que deviam exercer o importante papel de exploradores dos tesouros ocultos das crianças, raras vezes o exercem. Pelo contrário, esmagam e arruínam vezes sem conta fantasias, esperanças e sonhos, simplesmente porque entendem que muitas vezes as minas se escondem atrás de um pequeno e por vezes praticamente imperceptível filão. Decidem o futuro impondo as suas debilidades, em vez de estimular as energias.

Desde a infância ou adolescência, o triunfador é um ser que vive intensamente apaixonado por aquilo que mais lhe interessa. É um anão em tamanho e um gigante em obsessão. E, graças a esta obsessão, procura, absorve e integra no seu cérebro uma qualidade e quantidade de informação e desejo que para outros não tem especial importância. A sua vontade de entender e ser, multiplicam e estimulam a sua existência.

Quando o anão cresce, se desfrutou em tenra idade o sabor do reconhecimento e o alimentou com nova energia, normalmente o seu progresso é imparável. E o seu desenvolvimento tem características muito concretas.

Uma vez adulto procede da mesma maneira porque o triunfador, em qualquer idade, é um adulto com alma de menino grande.

Para os que têm o digno objectivo de uma vida serena, ser triunfador é uma «seca»: o termo «obcecado» pode, inclusive, assemelhar-se a um certo vírus maléfico e depreciativo.

Por sua vez, os triunfadores pensam exactamente o contrário a respeito de quem não é contaminado por eles. Para os triunfadores, «seca» é a vida sem a obsessão do êxito.

Sem comentários: