Contribua com os seus comentários, eu agradeço...

sábado, 23 de outubro de 2010

PLANEAMENTO

Toda organização deve, além de definir suas atribuições, ter clareza sobre o rumo a seguir, com o objectivo de atingir o futuro desejado. E é fundamentalmente com essa questão que se ocupa o Planeamento Estratégico.

O Planeamento e a Gestão Estratégica têm a função principal de estabelecer a direcção da organização, promovendo, para isso, o alinhamento dos recursos e esforços da organização. O planeamento e sua respectiva gestão procuram garantir para a organização o desenvolvimento de uma cultura que a leve a fazer a coisa certa no momento certo, e que lhe permita solucionar as duas equações sempre presentes nas decisões organizacionais: a importância e a urgência.

Assim, o foco principal do Planeamento e da Gestão Estratégica concentra-se nas decisões de alta importância (visto que são estratégicas!), as quais devem ser tomadas no tempo certo, porém sem a pressão da urgência, uma vez que são objecto do próprio planeamento.

O primeiro passo do planeamento é o estabelecimento das definições Estratégicas, entendidas como o conjunto de enunciados que permitem identificar a razão de ser da organização, seu caminho rumo ao futuro e os esforços para alcançá-lo.

A Missão é a razão de ser da organização, tendo em vista o seu ambiente de actuação em termos de caracterização da procura e identificação dos beneficiários.
Definida a Missão, parte-se para o enunciado da Visão de Futuro, que expressa externamente o resultado que se espera atingir se a organização cumprir correctamente a sua Missão e projecta internamente a organização no futuro, com as suas novas competências e áreas de actuação.

Essas declarações são complementadas pelas Directrizes Estratégicas, vectores fundamentais da actuação organizacional e eixos a serem considerados para que a instituição, desempenhando a sua Missão, alcance a Visão desejada.

Com a formulação das Declarações Estratégicas, uma outra etapa do processo de planeamento deve ser vencida, com a definição dos Objectivos Estratégicos, que é o conjunto de factos, resultados e comportamentos a serem alcançados em um futuro determinado, para que a organização atinja a Visão de Futuro.

A Gestão Estratégica responde pela operacionalização do Planeamento, o Cliente: Quais são os nossos clientes/beneficiários?
Como criamos valor para o cliente/beneficiário?

A Perspectiva Financeira:
Como criamos valor para o cliente/beneficiário dentro dos nossos limites financeiros? Como financiamos a nossa missão?

Os Processos Internos:
Que processos devemos criar ou tornar mais eficientes para satisfazer os clientes/beneficiários dentro dos contornos financeiros e legais?

O Conhecimento:
O que devemos aprender e desenvolver para crescer e mudar, indo ao encontro do futuro desejado?

O planeamento deve ser entendido como um processo permanente de gestão; sua monitorização, sua avaliação e suas possíveis revisões e readaptações de rumo devem ser incorporadas à cultura da organização. Para isso, cada objectivo deve ser descrito com precisão e deve ser associado a Indicadores e Metas que possibilitem o acompanhamento constante e a avaliação periódica. Os Indicadores mostram como aferir a consecução do Objectivo, enquanto a meta estabelece, geralmente de forma quantitativa, o resultado esperado.

Para permitir a efectiva gestão, deve-se aprofundar o nível de operacionalização, indicando as principais acções que levarão ao cumprimento de cada objectivo estratégico. As Acções, por sua vez, poderão gerar projectos específicos, em relação aos quais se aplicam os conceitos e a metodologia de Gestão de Projectos.

A efectividade do Planeamento e da Gestão Estratégica depende dos recursos, principalmente humanos, além dos tecnológicos, que a organização disponibiliza para a sua monitorização e avaliação. A estrutura organizacional da organização, os órgãos de execução e as assessorias deverão estar fortemente empenhados nas tarefas da Gestão Estratégica.

Finalmente, cabe destacar o modo como devem ser obtidas as Definições Estratégicas e como serão definidos os Objectivos Estratégicos. O processo deve contar, primeiramente, com a efectiva liderança dos líderes, de envolver a participação dos principais pessoas vinculadas à organização. Esse grupo de pessoas deve fazer parte de sucessivos workshops que, após um franco e enriquecedor processo de discussão, será validado os principais componentes do processo de Planeamento.

Sem comentários: