Contribua com os seus comentários, eu agradeço...

domingo, 21 de novembro de 2010

Divisões de Desporto Municipal

As Divisões de Desporto Municipal, como sector importante e assumindo-se como elo de ligação entre os Municípios e os cidadãos, deverão saber transmitir as necessidades de todos munícipes para ir de encontro ao desenvolvimento do desporto Municipal.
Facilitar o acesso à prática desportiva a todos os cidadãos, eliminando qualquer tipo de descriminação social ou económica, deve ser um princípio fundamental da Autarquia, de forma a responder com igualdade às necessidades de todos.
Não se deve transformar as Divisões de Desporto Municipal em únicas privilegiadas a poder oferecer prática desportiva aos cidadãos. Devem servir de apoio às organizações existentes no Município, principalmente para o movimento associativo, cujo estímulo por parte da autarquia é fundamental para o seu desenvolvimento.
Uma das formas de apoiar o movimento Associativo, proveniente de associações desportivas ou da própria Divisão de Desporto, é através do apoio financeiro por parte da autarquia, com a celebração de Contratos – Programa de Desenvolvimento Desportivo que estabeleçam as responsabilidades de ambas as partes, a autarquia assegura, em certa medida, a continuação do desenvolvimento desportivo no Município.
Através da Divisão de desporto, as Autarquias contam com uma divisão encarregada de distribuir as ajudas financeiras, de oferecer actividades desportivas aos munícipes, de promover o desporto Municipal, etc. O facto de poder descentralizar o processo de desenvolvimento do desporto Municipal, através de uma estrutura criada para desenvolver as políticas desportivas Municipais tornou-se imprescindível, visto que estas se apresentam cada vez mais complexas.
No desenvolvimento desportivo intervêm uma ampla diversidade de áreas organizacionais e nele se cruzam uma grande variedade de interesses. Isto provoca que os equipamentos necessários para o progresso da actividade desportiva acabem por se tornar dispendiosos. É neste momento que a Autarquia assume o papel de prever as sinergias necessárias à implementação de uma política integrada de todos os intervenientes.
As Divisões de Desporto Municipal devem determinar objectivos de qualidade e de quantidade para apoiar a actividade desportiva, desta forma vai constituir um elemento regulador para o desenvolvimento desportivo local. A implementação de programas com qualidade vai levar-nos a uma oferta e procura desportiva exigente em equipamentos, em técnicos e na própria actividade.
Sem esquecer a qualidade, é importante que o desporto promovido desde das Divisões de Desporto Municipal tenha um espírito social, que dê importância aos valores como princípio fundamental para a cidadania.


Texto da minha tese de Mestrado
Direcção e Gestão de Desporto

Sem comentários: